Um levantamento obtido com o estudo da Global Business Travel Association (GBTA) é que uma em cada cinco empresas (21%) possui um programa para medir a satisfação de seus viajantes, 29% estão em fase de desenvolvimento e 50% não possuem planos de criar um. Embora poucas organizações façam a mensuração da satisfação dos colaboradores, aquelas que medem veem resultados significativos na retenção e contentamento dos viajantes, bem como na conformidade destes com as políticas e economia de custos da empresa.

Estudos da GBTA, por via, revelam que os colaboradores estão dispostos a realizar viagens a trabalho, mas a qualidade dos serviços e o conforto são itens importantes enquanto viajam para melhores rendimentos e produtividade.

Como implementar um programa de satisfação dos colaboradores?

Para apurar a satisfação dos colaboradores em viagens corporativas, identifique quais informações a sua empresa deseja conhecer, seja sobre os fornecedores, ou sobre  a plataforma de gestão de viagens utilizada, por exemplo.

Em seguida, determine como a empresa irá medir a satisfação dos viajantes de negócios. Considere, aqui, os recursos que serão utilizados e o formato adequado para o levantamento das informações. Será através de uma pesquisa personalizada? Da revisão dos feedbacks / reclamações? Ou da análise dos relatórios de antigas viagens?

Ademais, para identificar tendências e padrões, existem vários recursos que os gestores de viagens podem utilizar para obter informações mais precisas sobre a satisfação dos colaboradores.

Ao pensar em formas de mensuração, por sua vez, é essencial pensar também em como a empresa responderá aos resultados. Afinal, a busca por uma solução se torna tão importante quanto as informações levantadas.

Passo a passo para medir a satisfação dos viajantes de negócios

A satisfação do viajante e a conformidade com as políticas de viagens corporativas andam de mãos dadas. Elencamos um passo a passo para ajudar a sua empresa a medir a satisfação dos colaboradores de sua empresa.

1- Aproveite da parceria com a empresa de gerenciamento de viagens

A empresa fornecedora da ferramenta de gestão de viagens pode ser uma ótima aliada para iniciar a mensuração. Ela não apenas pode ajudar a sua organização a ter acesso a todos os dados das viagens corporativas e fornecer informações relevantes sobre o comportamento dos seus viajantes, mas também usar esses dados para identificar onde há falhas dentro da política de viagens.

Sua empresa possui uma baixa taxa de adoção a ferramenta de gerenciamento de viagens? Os colaboradores estão reservando serviços com fornecedores fora da lista de preferenciais? Existe problemas com reservas de última hora? Ao analisar o comportamento dos viajantes é possível definir estratégias para atualizar a política de viagens da empresa e proporcionar aos funcionários uma experiência ainda mais positiva.

2 – Desenvolva uma pesquisa personalizada

Defina com o Key Account Manager da sua empresa como desenvolver e distribuir uma pesquisa de satisfação. Ela pode ser feita regularmente, após o término de uma viagem ou em períodos pré-definidos para verificar as principais tendências na satisfação dos colaboradores.

A pesquisa deve ser elaborada pensando em várias possibilidades de respostas, mas também precisa ser objetiva, para não tornar o processo entediante. Uma sugestão é o uso da Escala Likert – um tipo de escala tradicional para pesquisa de opinião, em que a pergunta pode ser respondida através de uma escala de 1 a 10, ou com uma resposta que varia de insatisfeito a satisfeito, por exemplo.

É possível, também, realizar uma mistura de perguntas abertas e de sim ou não para dar aos funcionários a oportunidade de fornecer feedbacks mais precisos. Para que os resultados sejam mais efetivos, informe que a pesquisa poderá ser respondida, opcionalmente, de forma anônima para incentivar os viajantes a serem honestos sobre suas experiências.

3 – Utilize uma ferramenta específica de pesquisa

Hoje em dia, existem sites com vários modelos de pesquisa, onde são possíveis criar e personalizar conforme as necessidades da empresa. As respostas são confidenciais e fornecidas online.

Um exemplo é a ferramenta TeamCulture, que através de uma solução dinâmica, permite as empresas mensurar em as iniciativas implementadas com efetividade e em tempo real, apurando o nível de satisfação dos colaboradores e evitando turnovers ou outros problemas que possam surgir.

4 – Disponibilize um espaço para feedbacks

Incentive os funcionários a entrarem em contato para esclarecer possíveis dúvidas ou informar problemas e preocupações sobre as viagens. Definir um canal de comunicação pode ser uma ótima maneira para os viajantes contatarem quando precisarem de assistência e para manter um registro do que precisa ser resolvido.

Ao ter acesso a feedbacks positivos e negativos, é possível identificar pontos fortes e áreas de melhoria na política de viagens da empresa.

5 – Analise os relatórios das viagens

Una as descobertas feitas através das pesquisas de satisfação dos colaboradores com os relatórios e tendências do setor para prever possíveis preocupações dos viajantes e tomar medidas preventivas.

6 – Mantenha-se atualizado sobre os benefícios

Para complementar e otimizar ainda mais as experiências dos viajantes é aconselhável realizar benchmarkings constantemente, a fim de apurar o que as outras empresas do seu setor estão fazendo. Afinal, quando os funcionários precisam viajar, reembolsos rápidos e benefícios diferenciados podem ajudar a tornar a viagem mais conveniente e confortável.

As viagens corporativas, por sua vez, devem fornecer à empresa valor e retorno do investimento mensuráveis. Quanto mais satisfeitos estiverem os funcionários, mais produtivos eles serão, além de estarem em conformidade com a política de viagens da empresa. Portanto, medir a satisfação dos colaboradores é importante para mantê-los motivados e produtivos, garantindo que eles tenham disposição e os recursos necessários para representar a empresa fora de casa.

Praticidade antes, durante e após a viagem, acesso a ferramentas personalizadas, comodidade e serviços exclusivos – tudo isso aumenta o nível de satisfação dos viajantes de negócios e possibilita a empresa a calcular um ROI positivo para a organização. Realize sua pesquisa, colete informações e registre os resultados para desenvolver um plano estratégico de acordo com as necessidades dos seus funcionários.

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