Um Key Account Manager (Gerente de Contas) não é apenas o responsável por garantir que a plataforma de gestão de viagens esteja oferecendo uma experiência efetiva aos gestores de empresas. Mas, também, ajudar as organizações a otimizar os procedimentos de viagens, ao identificar e analisar dados, na busca por benefícios e parcerias para as viagens de sua empresa.

Os gerentes de contas vão muito além de apenas oferecer serviços, eles são consultores e trabalham lado a lado com o gestor de viagens para assegurar que a sua empresa tenha todos os recursos necessários para o gerenciamento das viagens.

Minha empresa precisa de um gerente de contas?

Para que possa compreender melhor, listamos algumas das principais vantagens de contar com a parceria de um gerente de contas no gerenciamento de suas viagens corporativas.

Eficiência na economia de custos

O gerente de contas ajudará a otimizar os processos, focando em gerenciar, controlar e reduzir as despesas das viagens com mais eficiência.

Ele auxiliará na demonstração dos principais recursos da plataforma de gestão que poderão simplificar e agilizar as principais necessidades da sua empresa. E, também, fornecer informações sobre gastos com viagens de negócios para que sua organização estabeleça estratégias para gerar economia e melhorar a experiência dos viajantes.

O gerente de contas realizará análises comerciais regulares para ajudar os gestores a analisar onde os gastos com viagens foram realizados, onde foram economizados e onde há oportunidades para melhorias adicionais.

Gerenciamento de risco do viajante

A ajuda em situações de emergência é um dever das empresas com os seus funcionários em viagem. É essencial que os colaboradores que viajam tenham a segurança e confiança de saber que os gestores de viagens estarão “ao seu lado” quando uma emergência acontecer. 

O Key Account Manager poderá ajudar o gestor de viagens na identificação de possíveis alternativas de como os colaboradores deverão agir diante de situações imprevistas. Quando se trata da segurança dos viajantes, o envolvimento de um gerente de contas experiente é uma parte crucial para o gerenciamento de riscos dos colaboradores em viagem, pois no caso de uma emergência, o gestor precisa ser capaz de rastrear a localização de seus funcionários com rapidez e eficiência, e orientar os viajantes com os próximos passos necessários naquele momento.

Além disso, o Key Account Manager pode ajudar o gestor a selecionar uma seguradora de viagens com ótima reputação, política e cobertura de serviço, que melhor se enquadrem às necessidades e preferências da sua empresa.

Negociações com fornecedores

Um gerente de contas ajudará a estabelecer relações com diferentes fornecedores da indústria, seja locais, nacionais e globais, a fim de garantir aos clientes corporativos acesso aos melhores preços e maior variedade de serviços de viagem. 

Descubra quais os principais relacionamentos o seu gestor de contas possui em relação a companhias aéreas, hotéis e locadoras de veículos, e identifique como essas parcerias podem beneficiar o seu negócio. 

As parcerias da empresa de gestão de viagens com fornecedores do turismo podem entregar possibilidades de benefícios de viagens para o seu negócio, como descontos, serviços prioritários e particulares, locações especiais, entre outros. Considere-os como uma extensão da sua própria empresa.

Monitoramento de tendências do setor

Os gerentes de contas têm todo o conhecimento para ajudar sua empresa a prosperar. Com um profundo aprendizado no setor de turismo e com base em uma vasta experiência, o Key Account Manager pode ajudar o gestor de viagens a identificar os produtos e serviços mais adequados as viagens da sua empresa.

Com um mercado de viagens corporativas cada vez mais em expansão, é preciso aproveitar os benefícios que existirem. É por isso que uma das principais prioridades de um gerente de contas é garantir que seus clientes corporativos conheçam todas as novidades, promoções, ofertas e condições especiais existentes, além de informações úteis sobre o setor de turismo.

Desenvolvimento / aprimoramento da política de viagens

Toda empresa precisa de uma estratégia de curto e longo prazo para a efetividade de suas viagens corporativas. Não há como atingir os objetivos, crescer ou mesmo tomar decisões corretas sem uma política de viagens bem definida. 

Uma política de viagens ajudará o gestor a orientar e instruir os funcionários em como agir e em quais diretrizes se basear antes, durante e após uma viagem à negócios. 

A elaboração de uma política de viagens pode requerer experiência e tempo dos gestores, o que pode ser um empecilho. É quando um Key Account Manager entra em ação. Eles estudam as preferências da sua organização a fim de identificar as melhores práticas e estratégias para projetar e implementar uma política de viagens com alta conformidade, que combine economia de custos com uma boa experiência do viajante.

Análise de relatórios de viagem e benchmarking

Ter acesso e controle de dados já faz parte do universo de gerenciamento de viagens. Tendências, novidades de mercado, preferências dos usuários, uma infinidade de relatórios estão a disposição do gerente de contas, que poderá fornecer insights úteis para o gestor otimizar o gerenciamento das viagens corporativas, encontrando sempre as melhores opções para os viajantes da empresa.

Com a acesso a dados de importantes players do setor de turismo de todo o mundo, o Key Account Manager têm acesso a um banco de dados rico e enorme que poderá fornecer informações exclusivas. Isso poderá fazer uma grande diferença ao planejar e organizar as viagens corporativas, visando a otimização das reais vantagens das viagens a negócios. 

Acesso a informações e dados importantes, um grande número de recursos em uma plataforma e o contato direto com um especialista em gestão de viagens podem ter um enorme impacto positivo para o seu negócio. Um Key Account Manager comprometido busca ir além para garantir que os seus clientes obtenham todas as ferramentas e recursos necessários para a organização de suas viagens corporativas.

Por isso, para gerenciar melhor as viagens corporativas e torná-las bem-sucedidas, convertendo ao máximo os gastos das viagens em benefícios para a sua empresa, conte com o gerente de contas da BTM Corporate para aconselhar você em todos os aspectos e etapas das viagens dos seus funcionários, e garantir um serviço de qualidade, economia e o sucesso geral da gestão de suas viagens corporativas.