As despesas empresariais são distribuídas em diversos setores, por isso, é importante identificá-las para que a gestão delas seja realizada adequadamente. Unificar os gastos em viagens corporativas, como transporte, hospedagem, alimentação, transfers, seguro, taxas e serviços, é fundamental para otimizar o processo de reserva e prestação de contas. Nesse sentido, uma boa gestão de viagens é a melhor saída.
Neste texto vamos mostrar a importância dessa administração e como realizá-la da melhor forma. Acompanhe!
Entenda a importância de estabelecer uma gestão de viagens
Implementar uma boa administração de viagens corporativas requer a participação de várias áreas da empresa, como finanças, contabilidade, recursos humanos, administração, tecnologia da informação e facilities. Essa é uma alternativa para lidar com as despesas de maneira integrada.
Vendo dessa forma detalhada, pode parecer difícil estabelecer uma comunicação fluida entre essas áreas, mas unificar esses setores é o primeiro passo para compreender melhor os objetivos da empresa, criar e colocar em prática um plano de mobilidade corporativa e, consequentemente, conquistar bons resultados, além de evitar perdas e gastos além do necessário.
Essa integração também é importante por causa das diferentes linguagens utilizadas pelos setores. Por exemplo, algumas empresas usam o módulo expenses do OBT para a prestação de contas, enquanto finanças e contabilidade adotam o sistema ERP para controlar e processar os adiantamentos e reembolsos.
Portanto, se a empresa não tiver uma integração automática, que converta dados OBT para o ERP e vice-versa, essas inclusões terão que ser feitas de forma manual, ou pelo colaborador viajante ou pela equipe de finanças, o que demanda tempo e trabalho. Uma plataforma de gestão de viagens resolve todo esse processo em questão de segundos, tornando o procedimento ágil, inteligente e eficaz.
Mas as vantagens são ainda maiores, pois a gestão integrada de despesas de viagens também oferece relatórios mais completos, facilitando a análise e tomada de decisões, além de possibilitar o uso de alguns filtros e a produção de dados, como valor total de gasto por viagem, por viajante e o detalhamento de cada tipo de despesa. A clareza e precisão das informações distribuídas conforme a necessidade do gestor torna a gestão mais eficiente, evitando erros ou pagamentos duplicados.
Tenha os seus dados registrados e integrados em um sistema de ERP
A sigla ERP vem do inglês “Enterprise Resource Planning”, que significa “Planejamento dos Recursos da Empresa”. Trata-se de uma plataforma de software desenvolvida especialmente para integrar todos os departamentos de uma empresa, a fim de gerar armazenamento e automação de todas as informações do negócio. Dessa forma, é possível eliminar uma série de trabalhos manuais e melhorar a gestão de custos.
Ou seja, um sistema que integra todos os dados e processos de uma organização, possibilita um fluxo de informações único, contínuo e consistente, quebrando as barreiras impostas pelas estruturas departamentais. O sistema ERP evita o excesso de papelada, proporciona o compartilhamento das informações em um único banco de dados, como a conciliação de cartões e faturas para conferências.
Por exemplo, com a implementação de um sistema ERP, as áreas financeiras têm total controle sobre compras, tickets, relatórios, prestação de contas, reembolsos e demais despesas de viagens. Tudo isso em questão de segundos, em uma única tela ou na palma das mãos, tornando o trabalho mais produtivo.
Veja como implantar uma boa gestão de viagens
Os principais objetivos da gestão de viagens corporativas são o controle, a transparência, a documentação, pesquisa e diagnóstico dos dados relativos ao trabalho em trânsito. Com isso, a empresa consegue evoluir, buscar oportunidades e economizar. É uma forma de unir inteligência e tecnologia a favor da administração e do crescimento da empresa.
Mas para alcançar bons resultados, antes é preciso criar um plano de mobilidade corporativa. Veja algumas dicas de como iniciar esse processo:
- crie uma política de viagens para a empresa e torne-a conhecida pelos seus funcionários;
- estabeleça uma política de reembolso, com regras claras e fáceis de serem aplicadas;
- capacite e treine os seus profissionais com regularidade;
- realize uma pesquisa detalhada sobre os destinos;
- contrate uma empresa especializada em viagens corporativas;
- escolha uma boa ferramenta de gestão de viagens;
- automatize o máximo de processos possíveis;
- mantenha um controle econômico rígido;
- acompanhe as ações e resultados da concorrência;
- gere relatórios detalhados;
- identifique e mensure a real necessidade dessas viagens.
Agora que você já conhece o processo, que tal colocar tudo em prática? Para investir na boa gestão de viagens corporativas, o ideal é procurar quem entende do assunto.
Confira as vantagens de trabalhar com uma TMC especializada
TMC é uma sigla muito utilizada no ambiente corporativo e também vem do inglês “Travel Management Company”. Traduzindo para o português, o termo significa Agência de Viagens Corporativas. E qual a importância delas nesse processo? Se você pensou em uma simples plataforma de emissão e reserva, enganou-se. As atribuições de uma agência de viagens corporativas vão além disso.
Inicialmente, a agência realiza o orçamento da mobilidade dos serviços e, com base nesses dados, cria um planejamento para construir uma política de viagens de acordo com a estratégia do cliente, proporcionando ao viajante bem-estar, clareza e precisão de dados, conforto e segurança. Isto é, trata-se de uma empresa que une tecnologia, inteligência, produtos, serviços e gestão de recursos.
Veja como as vantagens de trabalhar com uma TMC especializada são motivadoras:
- atendimento personalizado;
- gestão da viagem focada na redução de custos;
- cumprimento da política de viagens;
- uso de ferramentas tecnológicas;
- negociação com fornecedores;
- relatórios em tempo real;
- referência.
É fato que empresas que investem em viagens corporativas obtém melhores resultados. Apesar de vivermos em uma era altamente tecnológica, o contato pessoal faz toda a diferença na hora de fechar contratos, reunir-se com fornecedores e estabelecer parcerias importantes. E para que tudo funcione bem, é preciso criar um plano de mobilidade corporativa e trabalhar para que a gestão de viagens seja estratégica para a corporação.
Se você deseja dar esse passo para que a sua empresa alcance um melhor posicionamento no mercado e feche bons negócios, conheça a BTM Corporate. Somos uma empresa de mobilidade corporativa que oferece todos os serviços necessários para a sua empresa, com histórico de ações e dados integrados em uma plataforma única.