Expandir uma empresa para novos mercados, muitas vezes, pode significar funcionários viajando para diversos destinos em que a viagem pode não ser tão simples como parece. 

Seja por causa do clima severo, problemas políticos, desastres naturais, surto de doenças, a possibilidade de eventos imprevisíveis tornam fundamental a implementação de soluções que garantam a segurança dos colaboradores durante a passagem pelo destino.

Para a empresa, se torna imprescindível que os funcionários estejam cientes, preparados e instruídos em como agir caso incidentes aconteçam no período da viagem.

O que é duty of care e qual o seu impacto no gerenciamento de riscos?

O termo duty of care (em português dever de cuidar) refere-se à obrigação moral e legal que uma organização tem com seus funcionários, a fim de manter seu bem-estar e sua segurança durante uma viagem a negócio. Cabe à empresa agir com prudência para evitar riscos e danos a saúde do colaborador, não apenas sobre grandes emergências, mas também em circunstâncias mais simples, como na perda de passaporte, ou um voo, ou alguém ser vítima de algum crime, por exemplo.

As empresas devem certificar-se de que seus funcionários estejam seguros e protegidos, reduzindo qualquer risco de ferimento, ou exposição que levem a problemas de saúde. Elas precisam ser capazes de encontrar e se comunicar rapidamente com seus funcionários durante qualquer evento crítico.

Para isso, é necessário que o gerenciamento de risco de viagens seja parte da cultura da empresa. CEO, recursos humanos, financeiro, operacional, todos os funcionários precisam ter conscientização da importância de uma política de segurança para viagens corporativa.

E, nesse momento, os gestores de viagens desempenham um papel fundamental para que as diretrizes da política de segurança sejam comunicadas de forma clara antes, durante e depois da viagem, a fim de possibilitar uma gestão eficiente dos possíveis riscos na viagem.

Segundo a GBTA (Global Business Travel Association), os cinco pilares do gerenciamento de risco de viagem são baseados:

  1. Na definição de uma política de saúde, segurança e proteção para as viagens de negócios. 
  2. Em informações confiáveis e relevantes, as quais devem ser repassadas aos funcionários antes de embarcarem em uma viagem.
  3. Em restrições de viagens para países de alto risco (a definição de alto risco pode variar de uma empresa para outra).
  4. Na localização em tempo real do seu colaborador, sendo a empresa capaz de contatar rapidamente seus funcionários para oferecer suporte.
  5. Em um plano de gerenciamento de incidentes e crises para quando as coisas não saírem conforme o planejado.

Quais os benefícios do duty of care?

Garantir a segurança e bem-estar dos funcionários durante uma viagem pode resultar em benefícios para a empresa. Ao simplificar o processo de planejamento e remover qualquer incômodo, a viagem se torna mais agradável e produtiva para o funcionário. 

Cuidando do conforto e saúde dos colaboradores, a empresa trabalha na satisfação e fidelização de seu pessoal, tendo como consequência o aumento da produtividade e redução dos custos com recrutamento.

Como implantar uma política duty of care na empresa?

As soluções de duty of care e o gerenciamento de risco podem já estar enraizados na política e nos processos de algumas organizações, enquanto em outras, todo esse procedimento parece ser uma tarefa difícil de realizar.

Independente de qual for o cenário, é importante contar com o auxílio de uma empresa especialista no gerenciamento de viagens, que ofereça ferramentas e soluções de monitoramento de riscos para o planejamento das viagens. Pois, ao disponibilizar acesso a dados em tempo real, as plataformas não somente estão oferecendo praticidade no gerenciamento das viagens, mas também segurança aos colaboradores, que podem ser localizados sempre for que necessário.

A BTM Corporate dispõe de uma ferramenta integrada para facilitar a rotina dos gestores. Através do portal do HUB é possível ter acesso a dados das viagens e dos usuários em uma plataforma unificada, além de extrair relatórios personalizados e acessar o faturamento da empresa de forma 100% online.

A plataforma da BTM é uma inovação no mercado de mobilidade corporativa, com funcionalidades que otimizam a gestão de viagens da empresa. Saiba mais sobre as nossas soluções!