O capital humano de uma empresa é, sem dúvida, um dos seus ativos mais valiosos. Contudo, extrair a máxima performance das equipes nem sempre é tarefa simples, já que muitas variáveis influenciam nesse quesito. Sabendo disso, muitos gestores e líderes têm apostado nos benefícios como forma de estímulo e motivação das equipes, como é o caso da viagem de incentivo.

Esse tipo de benefício é uma forma extremamente eficiente para despertar o interesse dos funcionários e estimular o bom trabalho. Isso porque ser recompensado com uma viagem vai além dos simples benefícios financeiros. Ao oferecer uma experiência ímpar para o colaborador, esta reflete não apenas na sua qualidade de vida, mas também no seu rendimento profissional e, ainda, repercute na motivação dos demais membros da equipe.

A seguir, preparamos um post completo para tratar sobre a viagem de incentivo, mostrando quais os principais benefícios dessa prática para empresas e funcionários. Acompanhe!

O que é a viagem de incentivo

De maneira simples, a viagem de incentivo nada mais é do que uma premiação concedida a um determinado funcionário ou grupo por ter contribuído positivamente para o alcance de metas e objetivos dentro da empresa.

Analisando de uma maneira mais profunda, esse tipo de benefício está associado à valorização do profissional, retribuindo o seu bom desempenho e comprometimento por meio de uma recompensa totalmente diferenciada e que, como dito, vai muito além do fator financeiro.

Como funciona esse tipo de benefício

Em um cenário em que cada vez mais as empresas e profissionais valorizam o bem-estar e a qualidade de vida, oferecer benefícios mais voltados para o relaxamento e descanso, sem dúvida alguma, tem um reflexo positivo ainda maior dentro da empresa. Afinal, uma viagem de incentivo, que pode ser de lazer ou mesmo de cunho profissional, tem o potencial de recompensar o funcionário com uma experiência única e ainda gerar um estímulo nos demais membros da organização.

Diferentemente de outros tipos de bonificações, como acréscimos salariais, folgas e promoções, a viagem de incentivo tem um impacto positivo ainda mais duradouro. Evidentemente, os funcionários valorizam os bônus financeiros e se esforçam para obtê-los, porém, uma viagem pode representar uma recompensa ainda mais rica, trabalhando na mente do colaborador.

O que acontece é que, essa oportunidade de viajar às expensas da empresa, descansar ou mesmo agregar conhecimento em viagens corporativas, para a maior parte das pessoas, é um estímulo ainda mais forte quando comparado a vantagens pecuniárias, por exemplo.

Nesse sentido, estamos falando de uma oportunidade em que o funcionário poderá descansar, vivenciar algo único e recompor suas energias para voltar ao trabalho ainda mais disposto. A partir disso, então, aumenta-se também o engajamento do profissional com a empresa, ao se perceber que há uma preocupação com o seu bem-estar e qualidade de vida.

4 benefícios de se investir em uma viagem de incentivo

Existem diversos benefícios ligados diretamente à viagem de incentivo. Conhecer cada um deles certamente ajudará você a compreender melhor quão vantajoso pode ser para uma empresa e para os seus funcionários investir nesse tipo de estratégia. Acompanhe!

1. Mais lucratividade

Investir em planos de benefícios e alternativas para engajar as equipes e estimular o bom trabalho, diferentemente do que muitos pensam, é um verdadeiro investimento na qualificação do clima organizacional da empresa.

Nesse sentido, o retorno dessa prática se dá não só em números, mas na promoção de um ambiente mais produtivo e eficiente. Afinal, a possibilidade de ser recompensado com uma viagem de incentivo aumenta bastante a motivação, o interesse e o esforço no cumprimento dos objetivos do negócio.

Como reflexo, profissionais mais motivados e engajados geram resultados ainda melhores para a companhia, o que reforça a lucratividade, sem necessariamente ter que aumentar as equipes ou fazer grandes investimentos.

2. Mais produtividade

Como desdobramento do tópico anterior, vale mencionar também o potencial que as viagens de incentivo têm na hora aumentar a produtividade da empresa. A lógica é bastante simples: se as equipes encontram estímulos para trabalhar e se sentem motivadas para alcançar resultados ainda melhores, o aumento da produtividade é um fato praticamente certo.

Em muitos casos, empresas têm dificuldade em extrair um desempenho satisfatório das suas equipes porque falta um estímulo adicional que faz com que os funcionários se sintam valorizados e dispostos a dar o seu máximo.

3. Gera motivação para o trabalho

Na prática, o oferecimento de incentivos às equipes funciona como uma via de mão dupla, em que o funcionário se esforça para ajudar a empresa a otimizar os resultados, e a empresa se esforça para oferecer benefícios que retribuam o bom trabalho.

Nesse sentido, a viagem de incentivo atua como um mecanismo para motivar os colaboradores a executarem suas funções da melhor maneira possível, em troca da oportunidade de viver uma experiência única, paga pela empresa.

4. Desenvolvimento de uma melhor imagem para a empresa

Outra grande vantagem da viagem de incentivo é a qualificação da imagem da empresa. Organizações que têm esse tipo de política de valorização profissional certamente são mais bem-vistas no mercado e, mais do que isso, são as mais buscadas pelos bons profissionais.

Nesse contexto, há que se mencionar a relevância dos bons planos de benefícios na hora de atrair novos talentos e reter aqueles que já fazem parte da empresa. O reflexo disso é a formulação de equipes ainda mais coesas, eficientes e alinhadas com a política e com os objetivos da companhia.

Por fim, como foi possível perceber, a viagem de incentivo é uma estratégia de motivação e valorização profissional bastante vantajosa. Seja para o funcionário que é premiado, seja pela empresa que oferece, há um ganho individual e também coletivo. Instaura-se uma política interna que concilia o alto desempenho profissional à valorização de cada indivíduo e, ainda, que leva em consideração o diferencial que o bem-estar e qualidade de vida têm sobre o rendimento do profissional.

Então, gostou deste post? O que acha de compartilhá-lo nas suas redes sociais e contribuir para que mais pessoas conheçam os benefícios da viagem de incentivo. Compartilhe!